IdeFácil

25 de setembro de 2013

Ver Jesus

LEITURA BÍBLICA: Marcos 10.46-52
[Jesus disse:] Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12.46).

Não sabemos há quanto tempo Bartimeu era cego. O que será que ele sonhava ver? A cidade, as pessoas, a paisagem? Ele apenas podia imaginar como era o mundo em que vivia, sem contemplá -lo. Então, surgiu a grande oportunidade. Certamente ele já tinha ouvido falar sobre Jesus, mas não chamou o Mestre para conhecê -lo ou escutar suas palavras: queria experimentar seu poder. Ele desejava ver! 
Sendo Deus, apenas Cristo tinha a noção exata de como era a vida daquele homem. Conhecendo seu sonho e sua fé, Jesus teve compaixão dele e curou -o. De repente, Bartimeu viu a luz, a cor do céu, o lugar onde estava... e viu Jesus! Aquele de quem apenas ouvira falar estava diante dele, contemplando -o com o olhar mais amoroso que se possa imaginar. 
Talvez a primeira imagem registrada na mente de Bartimeu tenha sido a de Cristo. Mas havia tanta coisa a enxergar! O templo em Jerusalém, os montes, o rio Jordão... Ele poderia ter escolhido "aproveitar" sua nova vida e conhecer todos os lugares que nunca vira antes. Porém, Bartimeu escolheu seguir Jesus. Não apenas por gratidão, mas por crer que ele era quem dizia ser – o Filho de Deus. Decidiu aproveitar sua nova vida seguindo Jesus – e quantos milagres deve ter visto pelo caminho! Talvez ele o tenha seguido até vê -lo pendurado na cruz, morrendo no lugar de todos aqueles que vivem em trevas, para que estes pudessem ver Deus. Também deve ter visto, admirado, o túmulo vazio que lembrava o maior milagre de todos – a vitória de Cristo sobre a morte! 
Conhecer Jesus fez toda a diferença na vida de Bartimeu. Mas ele não se contentou em vê -lo: decidiu segui -lo. É isso que temos de fazer hoje. Não basta sabermos quem é Jesus; precisamos entregar o controle de nossa vida em suas mãos, ter um relacionamento real com ele e obedecer -lhe. Assim as pessoas verão Jesus em nós! – VWR 

Enxergar é bom. Ver o caminho certo é melhor, mas percorrê -lo é o que importa.