Getsamane: lugar de encontrar significado!

"Então chegaram a um lugar chamado Getsêmane..."Mc. 14.32-42
 
O Senhor Jesus, após ser ungido em Betânia, se retira para orar e escolhe para acompanhá-lo Pedro, Tiago e João. Pediu, no entanto, que a sua equipe o aguardasse, pois iria fazer o que dá sentido a vida: orar!

O autor do evangelho relata uma reação de Jesus, digna de quem estava com pavor e angústia.
"Então, Jesus lhes disse: minha alma esta profundamente triste até a morte, ficai e vigiai. "
Querido, a exemplo de Jesus  nossa vida, precisa ser preenchida de significado.

Neste momento, a história iria ter o apogeu por qual todos os profetas do passado esperavam.  Isaias predisse o nascimento do Messias em uma visão esplendorosa; Joel, o derramamento do espírito; Miqueias, que de Belém sairia o Messias; Malaquias  que  Deus enviaria seu mensageiro.
 
Este momento estava sendo aguardado na história, mas Nosso Senhor ainda assim encontra-se com o Pai, afim de que sua visão humana seja obsorvida pela glória do Pai.
Investir tempo para oração é encontrar com aquele que é em essência a inspiração e o que dá significado a todo tipo de sacrifício.

Lembrando que Jesus aqui ainda era homem-Deus. E na qualidade de homem nos tornamos iguais a ele. Perceba que o texto mostra um homem com pavor de sua decisão, embora sua missão fosse a mais honrosa que já existira : salvar a humanidade.

Buscar significado para vida, não é buscar em qualquer fonte, mas sim na fonte da vida! O próprio Deus de nossas vidas buscou significado, mesmo passando por pavor e angústia. Ele sabia que esses episódios são momentâneos.

Aplicações:
1 - No Gatsemani lugar de Oração dependente - Jesus recorre ao Pai, com atitude dependente (reconhecimento de impotência - vv.33 e 34);
2 - Getsemani é o lugar de encontrar-se com Deus - vv.35
3 - Getsemani lugar de Buscar significado na fonte exata, o próprio Deus - vv.36

+ Views

Romanos 14.17

Elias - O exemplo de Restauração 1Rs. 18

O Caráter Definidor do Ministério