Cultivar a humildade

LEITURA BÍBLICA: Tiago 4.7-10
Humilhem -se diante do Senhor, e ele os exaltará (Tg 4.10).

A Bíblia nos fala do "fruto do Espírito": é o que o Espírito Santo cria quando o convidamos a agir em nossa vida. Gl 5.22-23 descreve esse fruto na forma de diversos tipos de bons procedimentos. Cl 3.12 repete alguns deles e ainda acrescenta a humildade, mostrando que ela também é fruto do Espírito. Sendo fruto, será algo que se pode cultivar. E como cultivaríamos a humildade? 
1. Olhando para Jesus. Em Mt 11.29, ele mesmo nos incentiva a aprender dele: "Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração." 
Já o apóstolo Paulo aconselha -nos a ter a mesma atitude que houve também no Senhor Jesus Cristo. (Fp 2.5). 
2. Deus mesmo se propõe a cooperar conosco no cultivo da humildade. Gosto da afirmação de Jr 29.11 "Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê -los prosperar e não de lhes causar dano." Por vezes Deus precisa percorrer caminhos doloridos conosco, porque é assim que aprendemos as lições da humildade. Sl 119.71 expõe essa preciosa lição assim: "Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos." Convém, pois, atentarmos para os propósitos de Deus. Um degrau no cultivo da humildade consiste na persistência em pedir que o Espírito Santo nos domine e preencha. Jesus nos assegu rou que o Pai há de atender a tal pedido, quando disse: "Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!" (Mt.7.11). O apóstolo João, pela sua experiência, afirma: "Se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá." (1Jo 5.14). Pedir pela presença do Espírito Santo em nós e pela submissão de nossa vida a Cristo é pedir pela humildade do nosso coração. – HM 

O humilde conhece sua condição e faz bom uso dela.

+ Views

Romanos 14.17

Elias - O exemplo de Restauração 1Rs. 18

O Caráter Definidor do Ministério