"O temos do Senhor, é o princípio da sabedoria"

"O temor do Senhor, é o princípio da sabedoria"


Olá irmãos. Neste texto quero pensar com você acerca de cosmovisão ou em alemão Weltanschauung (percepção de mundo) a maneira que vemos o mundo e tudo o que nos cerca. Esse será sem você saber, a maneira de ver o mundo, e de como influencia nosso de trabalho, vida, amor, musica, arte, leitura e as nossas relações. Salomão entendeu isso primeiro que a gente, e nos dá uma conselho fabuloso: "Temer a Deus". Muito de nós, interpretamos essa texto como sendo o fundamento do saber religioso ou espiritual e afirmamos que todo o conhecimento depende da verdade religiosa. Contudo, devemos ver essa primícia de forma mais pratica do que parece: "O temor de algum 'deus' é o princípio de cada sistema de conhecimento proposto. 

Tocamos no calo da modernidade, mas precisamos entender algo de história antes mesmo de prosseguir. O homem na idade média tinha um certo temor a Deus, e esse por sua vez regulatório, pois a verdade vinha da igreja, portanto a igreja era a reguladora de todas as ciências, a verdade absoluta é o que a igreja católica afirmava. Na era das trevas, com o avanço científico, nas artes, na musica, nas ciências humanas. A ênfase muda, Deus é expulso do seu jardim e o homem toma a posição primeira (os humanistas). A verdade fica controlada pelo o que se pode provar pela razão. E hoje meus irmãos, estamos em um momento ímpar da história, onde cada um tem sua verdade e todos estão certos, nem que prove biblicamente o contrário. 

Nesta linha de raciocínio, podemos incluir no momento histórico um sistema de governo doravante conhecido: o capitalismo. Após queda do feudalismo, surge o sistema antes citado, onde o fim é o lucro. Infelizmente, todas as nossas relações foram de alguma forma afetada por essa praga.

Somos brasileiros! (e isso não uma justificativa) Os bandeirantes nos ensinaram a negociar, assim como negociavam com Portugal. Os índios nos ensinaram a negociar com os espíritos; os africanos com as entidades; os católicos com os santos; a teologia da prosperidade nos ensinou a negociar com Deus. 

O mercado evangélico no brasil gira em torno de mais de R$ 1,5 Bilhão/ano. A SonyMusic tem um setor dedicado ao mercado gospel (lembra: "a gente toca e você adora"). E fora a questão doutrinária com a teologia da prosperidade, que coloca na boca de Jesus uma frase do diabo: "Se prostrado me adorares, lhe darei as nações".

Após o insucesso do evangelicalismo dos anos 20 americano, nós que tínhamos uma caminho  maravilhoso com o evangelho puro e simples de expressão e raízes, reproduzimos essa droga! Poderíamos parafrasear o verso escrito por Salomão da seguinte forma:

"O temor a 'Mamom', é princípio do saber da gospelândia".

Soli Deo Gloria
Jesse Almeida
_____________________________________________________________________________
Pearcy, Nancy - A verdade Absoluta.

+ Views

Romanos 14.17

Elias - O exemplo de Restauração 1Rs. 18

O Caráter Definidor do Ministério