Betel: Fui marcado!

Gênesis 28.12: "E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela ". 

E sonhou! Por definição sonho é ter desejos intensos; aspirar; ter como ideal; supor; prever. Nós não estamos na cabeça de Jacó para saber o que realmente tinha em mente no momento do sonho, mas temos o texto bíblico. Se analisarmos o contexto vamos encontrar um homem que coloca sua esperança, concentra sua vida, após aproveitar da benção de seu pai, no lugar de seu irmão, em uma viagem para encontrar sua esposa. 
Veja o verso 2: " Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe". 
Vamos pela lógica. Jacó já conhecia o caminho, visto que seu pai não mandou para lugar desconhecido, porque lhe deu o nome do lugar, mas lhe deu um tarefa nova: Toma uma mulher! E se foi com essa nova tarefa, se casar, construir família, postergar sua descendência e lógico atender o pedido de seu pai. 

Um sonho um tanto que estranho, porque o texto tem ligação com trabalho, porque escada era instrumento de trabalho. Observando os versos 4 : 
"E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão". 
Podemos perceber que é Trabalho duro! Conquistar terra, Isaque tinha em mente a promessa de Abraão. Se abrir para o novo, essa seria a vida de Jacó agora. Começar do zero, mas tudo conspirava a seu favor, tanto é que Deus lhe faz promessas grandiosas (vv.13). Dando continuidade,
Nos versos 6-9: "Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã; E que Jacó obedecera a seu pai e a sua mãe, e se fora a Padã-Arã; Vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque seu pai, Foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote
Imaginemos a saída deJacó (por medo de seu irmão Esaú). Partiu de Berseba para Harã e parou em lugar onde passou a noite e pegou um pedra para travesseiro. Sonhou, sono profundo, depois de um dia de viagem debaixo de sol.

O texto deixa bem claro que era Senhor, além de aparecer no topo da escada, ele diz Eu Sou o Deus de Abraão teu Pai,os anjos sobem e descem, ou seja, os anjos partem para a presença de Deus. Anjos não são seres sem rumo ou sem tarefa, eles assistem na presença de quem tem presença (Deus).

A partir desse momento Jacó fica marcado, tanto é, que ele marca o local. Não é assim, quando você vai a um congresso (foi tremendo, neste lugar, ou melhor, ele me faz lembrar coisas boas). O surpreendente que depois dessa experiência toda, ele coloca condições a Deus para ser fiel. Perceba, após Deus fazer promessas grandiosas a Jacó, veja a negociação:
"E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo".
Eu aprendo muita coisa com Jacó:


1 - Aprendo uma coisa simples, mas muito eficaz: Devo ouvir meus pais, porque querem o melhor para mim, por mais que não entenda no primeiro momento. Esaú entendeu que as cananéias não agradavam seu Pai, foi procurar em outro lugar.


2 - Somos pessoas cheias de aspirações, desejos, ambições (ambição segundo o aurélio, é cercar objetivo) - Deus permite a gente sonhar, mas não faz aquilo que a gente quer;


3 - Que Deus não nos revela o futuro, porque nós podemos parar no meio do caminho, então, ele revela no caminho;

3 - A novidade na caminhada da vida sempre nos surpreende, mesmo sendo árdua;

4 - Não podemos negociar com Deus, porque ele sabe o resultado, não faremos nossa parte, porque o negociador tem interesse;

5 - Deus irá nos alertar com o que conhecemos, nunca será em outra língua, a não ser que saiba outra língua;

6 - Não posso valorizar a experiência mistica, devo ficar com aquilo que Deus diz.

Queridos a escada está posta: Jesus é a escada, a ligação do céu com a terra, o caminho de volta para Deus, agora o resto, corre e chega em primeiro, porque quem corre atrás chega em segundo. Não faça como Jacó, se o Senhor me levar em segurança, se o senhor permitir passar em um concurso público... Nesse "se", a vida passa, mas no caminho a gente anda.

Soli Deo Gloria
Jessé Almeida

+ Views

Romanos 14.17

Elias - O exemplo de Restauração 1Rs. 18

O Caráter Definidor do Ministério