1 Tessalonicenses

Olá queridos! Esta carta tem sido alvo dos nossos estudos em nossa igreja, sinto-me confortável em compartilhar com vocês, ante a riqueza do texto sagrada.
Para entendermos melhor a carta, a prioi, temos que pautar algumas considerações preliminares acerca de seu contexto histórico-cultural.

Primeiramente, a igreja de situava-se na cidade atualmente conhecida como Salônica, no nordeste da Grécia. Veio a ser um lugar de certa importância quando foi reedificada por Cassandro, que servia a Alexandre Magno como general, e deu à cidade o nome da sua esposa "Tessalônica".

Fundada desta maneira em cerca de 300 a.C., A cidade chegou rapidamente a ser um das pricipais cidades da Macedônia. Em 167 a.C. os romanos tomaram posse da país, e a cidade ficou sendo a capital de uma das quatro áreas em que ele foi dividido. Quando o país inteiro foi organizado como uma única província (a unidade administrativa de romana) em 146 a.C. Tessalônica veio a ser capital, com a isso a sede da administração. A cidade não era só sde da adminstração mais também um importante centro de comunicações, e de comércio por está situada próxima a uma estrada principal romana, via litoral com o qual formava uma conexão com a travessia marítma para a Itália e, portanto para Roma.

Segundo o relato em At. 17, a evangelização da Tessalônica ocorreu durante a segunda das rgandes campanhas missionárias de Paulo. Acompanhado por Silas (Silvano = variação de Silas em grego) e Timóteo, viajaram através da Ásia menor até Trôade e depois fez a travessia para a Macedônia (conforme visão no Cap.16.9). O primeiro lugar que visitaram foi Filipos, e de lá, chegaram a Tessalônica, passando por Anfípolis e Apolônia (cap.17.1). Paulo como de costume segue para Sinagoga (como todo bom judeu), arrazoou sobre a escritura por três sábados! Demostrando não só na escritura, mas também em poder (1.5) que Jesus havia ressucitado dos mortos, e que é o Cristo.

O sucesso de Paulo dispertou a inveja dos judeus que atacaram a casa de Jasom (At. 16.5-6). Os judeus acusaram de Blasfêmia, pois anunciavam outro "Rei", por sua vez os gentios acusavam de traição, já que César era rei (At16.7).

to be continued....



+ Views

Romanos 14.17

Elias - O exemplo de Restauração 1Rs. 18

O Caráter Definidor do Ministério