Isaías 58

Isaías 58.10

Hoje todos nós somos mensurados por "share"¹, o quanto esse e/ou essa pode nos dar de retorno, ou seja, você vale o que é e o que tem! A mesma tônica se aplica na vida espiritual, a qualidade da vida espiritual está o quanto sua vida exterior impacta seu próximo.

Esta demais irmãos! O texto que mencionei é do Profeta Isaías (O senhor é Salvação), você bem sabe que este profetizou em Jerusalém, tanto Norte quanto Sul, nos reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (1.1). Outros dizem ter iniciado seu ministério quando Uzias morre, e tem aquele experiência dramática, ou melhor, traumática relatado no capítulo 6 de seu livro.

O tempo de Isaías em torno de 750 A.C - 680 A.C, os números já são por demais suficientes para entendermos do que se trata essa época, fundação de Roma, por ser amigo do Rei as questões de estado eram evidentes as suas leituras proféticas. O contexto histórico parecido com o nosso. Estruturalmente Jerusalém está de pé, contudo, moralmente e espiritualmente em declínio, podiam fazer jejuns exteriores, mas eram impossibilitados de diminuir sofrimento humano! Como Jesus as sete igrejas, não és quente nem frio, és morno, vou gorfar vocês!

O rico oprime o pobre, nenhuma novidade; as mulheres se afastam de suas famílias em prol de satisfação pessoal; muitos sacerdotes querendo agradar aos homens do que a Deus, e aí se davam ao vinho. Estava claro que a aliança feita por Moisés estava totalmente quebrada, que só teria uma coisa a fazer cativeiro tanto para Judá quanto para Israel.

Ah fundação de Roma, é meus amigos! Isaías começa a profetizar no início dos primeiros jogos olímpicos. Não havia tido ainda evento tão grandioso, e as tropas europeias não estavam preparadas, pois a Assíria estava inclinada a conquistar o Sul e o Oeste.

Quando li o texto novamente, fiquei impressionado com tamanha riqueza de detalhes! Leia o capitulo 3.8-26.

A partir do capítulo 40 o profeta lança palavras de Consolo e Paz.
Eu aprendo muitas coisas com Isaías:

1 - Não posso medir a espiritualidade por fatores externos (vv.2);
2 - Ser espiritual é colocar a doutrina acima dos meus desejos (vv. 3-4);
3 - Aprendo com Isaías que não posso chamar a atenção de Deus (vv.5);
4 - O verdadeiro espiritual, é aquele que está interessado que todos sejam livres (vv.6);
5 - O espritual reparte, ao invés de contar vantagem (vv.7);
6 - O espiritual fica alegre em promover a glória de Cristo, com atos simples (vv.7-8).

Soli Deo Gloria
Jesse Almeida.

__________________________________
¹Share - Participação do mercado

+ Views

Romanos 14.17

Elias - O exemplo de Restauração 1Rs. 18

O Caráter Definidor do Ministério