O que virá a ser esse menino? Lc. 1.66

Queridos amigos, quero refletir com vocês sobre o nascimento de João batista, é aquele no qual prepara o caminho para o Salvador nosso.

Precisamos de um cenário, esse por sua vez se dá na Judéia, nos dias de Herodes, havia uma sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abias; sua mulher Isabel, descendente de Arão. Ambos eram justos diante de Deus, irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos de Senhor. Mas não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e ambos eram de idade avançada. Acontece que exercendo ele as funções sacerdotais perante Deus, na ordem do seu grupo, coube-lhe por sorteio, conforme o costume do sacerdócio, entrar no santuário do Senhor, parar oferecer incenso; e toda a multidão estava orando do lado de fora, na hora em que se oferecia incenso.

Então, apareceu-lhe um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e teve muito medo. Mas o anjo lhe disse: Não temas, porque tua oração foi ouvida, e Isabel tua mulher, te dará à luz um filho, e tu chamarás João; terás alegria e satisfação, e muitos se alegrarão com o nascimento dele; porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo desde o ventre materno; ele converterá ao Senhor, seu Deus, muitos israelitas; irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para reconduzir o coração dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de construir um povo preparado para o Senhor. 

Então Zacarias perguntou ao anjo: Como terei certeza disso? Pois sou velho, e minha mulher também tem idade avançada. E o anjo lhe respondeu: Eu sou Gabriel e sempre estou diante de Deus; fui enviado para te falar e te dar essas boas novas; ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que essas coisas acontecerem; pois não creste nas minhas palavras, que no devido tempo se cumprirão. O povo estava esperando Zacarias e espantava-se por ele se demorar no santuário. Mas ao sair, Zacarias não conseguia falar.

1 - Barreiras da incredulidade - Você ora e ora, mas quer que Deus faço do seu jeito! Só colocamos desculpas quando não queremos, é simples! Ora, Zacarias esqueceu que estava falando com um anjo.... Alô!!! Dizendo que era velho. Quem não quer fazer nada, nem um anjo do céu pode facilitar as coisas. O anjo disse: Sou Gabriel, que assisto diante do Senhor (o anjo deu carteirada emissário especial da Trindade), mesmo assim, Zacarias pede confirmação. Então descreu, vai ficar mudo até o final da gestação.

2 - Rotina - Como é importante! Zacarias estava em suas atividades regulares como sacerdote e não se deu conta que estava diante de um Anjo. Nossa vida é feita de sentimentos (não só de sentimentos, pois eles podem nos trair), medos, insegurança, felicidade, amor, humor. Mais nós insistimos em nos manter seguros com nossas atividades, e mal sabemos que o próprio Deus pode chegar e bagunçar tudo isso! Somos mimados.

3 - Deus supera sempre nossas expectativas - Zacarias pede um filho, mesmo sendo velho, não crê mesmo que um anjo estando a sua frente, seu pedido um tanto que justo, porque famílias sem filhlos era família sem benção. Deus então, chama a existência coisas que não existem para simplesmente cumprir seu próprosito. Zacarias queria um filho, mas Deus que um desbravador de em Israel, aquele que batizaria seu filho no jordão!

Esse menino veio vir a ser o precursor do salvador!
O que virá a ser essa criança?

Em Cristo,
Jesse Almeida.

+ Views

Romanos 14.17

Elias - O exemplo de Restauração 1Rs. 18

O Caráter Definidor do Ministério