Deus ajuda Elias

Já escrevi outras vezes sobre essa profeta, que tem importância até os dias de hoje em Israel, por seu caráter, sua formação moral que consiste em: coragem; fé e zelo. Seu mistério é marcado por ação, ou melhor, a ação de Deus através dele. O contexto conhecido de todos nós, quem reina é Acabe e Jezabel, o rei permite a construção de templos a outros deuses. Com isso, Deus promete castigar o povo. Então, envia Elias ao palácio para dar uma notícia ruim (17.1). O rei com certeza não ficou nada feliz com essa notícia e por isso o próprio deus manda Elias de refugiar. Na altura do campeonato Acabe e Jezabel já estavam desobedecendo o principal mandamento que é: "Amar a Deus sobre todas as coisas". Temos que ter cuidado para não colocar outras coisas no lugar de Deus.

No país inteiro não chovia mais. Tudo começou a secar, os rios, as plantações, e já faltava comida a água para o povo. Elias começou a passar por momentos difíceis, mas Deus não o desemparou. Deus enviou a Elias para um lugar onde havia um rio. E todas as manhãs e tardes, corvos lhe traziam pão e carne. Assim Elias era bem alimentado. Essa pequena história do profeta nos lembra daquele que é o pão e água viva (Jo 6.35). Em saber que nos alimenta pela palavra e refresca nossa alma em momentos extremamente difíceis. Assim como Deus cuidou de Elias, cuidará de você também.

A situação em Israel continuava piorando. Elias teve que sair do lugar onde estava, pois o rio havia secado. E agora? Mais uma vez, Deus cuidou de Elias e o manda ir para Sarepta (17.8) ali ordenei que uma viúva para o alimentar. Quando o profeta chegou ao portão da cidade encontrou a viúva, que estava catando lenha. Então Elias disse: "Traze-me... uma vasilha de água para beber... também um bocado de pão na tua mão" (17.10-11). A viúva estava em uma situação muito difícil, pois ela só tinha um pouquinho de farinha e um pouco de azeite, doa quais faria o último pão para ela e seu filho. Mas ela deu para Elias, em obediência a usa ordem. Por obedecer a Deus aquela viúva foi recompensada, pois não faltou farinha na tigela e nem azeite no jarro. Há momentos na vida que parece difícil obedecer a Deus, principalmente quando alguém bate a sua porta para pedir algo para comer, sendo que você tem tão pouco ou quase nada para dar. Mas é importante dar ouvidos ao ensinamento de Jesus: que devemos dar comida a quem tem fome e água quem tem sede. Fazendo assim, o próprio Deus o recompensará (Mt. 6.2-4; 24.35).

Elias ficou em Sarepta por algum tempo, como Deus lhe ordenara (17.9). Naquele período aconteceu algo terrível com o filho da viúva. Ela ficou doente, e acabou morrendo. A sua mãe tão desesperada achando até que a culpa fosse dela. Mas, naquele de sofrimento, ela fez a coisa certa, procurou o profeta de Deus. ele seria a única salvação para seu filho. Elias ficou certamente com muita pena dela, pois disse: "dá-me o teu filho". Elias carregou nos braços e levou-o para seu quarto, onde estava hospedado, e o colocou na cama. Então, Elias fez algo diferente. Ele se deitou três vezes em cima do menino, depois orou a Deus, pedindo-lhe que devolvesse a vida ao menino. Deus ouviu a sua oração, e o menino voltou a respirar. Elias, então pegou a criança e levou para sua mãe.

Podemos ver que em todas as situações difíceis que Elias, a viúva e o menino passaram, Deus os ajudou. Deus usa muitas formas para nos ajudar também: através de sua palavra, que nos alimenta de nos conforta em momentos difíceis; através dos pastores, quando trazem sua mensagem para nós; através de amigos sinceros, prontos a nos ajudar quando precisamos. 

E por último e não menos importante, Deus está nos momentos de maior dor, assim como esteve com Elias (por abandono); fome (os alimentou) e morte (porque ele é a ressurreição e a vida).

Retirado - EBD - 08 à 10 anos

Soli Deo Gloria
Jessé Almeida.

+ Views

Romanos 14.17

Elias - O exemplo de Restauração 1Rs. 18

O Caráter Definidor do Ministério